Folha de Notícias

OURO HISTÓRICO! Brasil conquista primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno com Lucas Pinheiro Braathen

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Brasil entrou para a história dos esportes de inverno neste sábado (14). O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha de ouro do país em Olimpíadas de Inverno ao vencer a prova de slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, disputados em Milão-Cortina.

Aos 25 anos, o atleta brilhou nas duas descidas e fechou o tempo total em 2m25s, garantindo o lugar mais alto do pódio. Na segunda descida, registrou 1m11s08, consolidando uma performance dominante.

Já na primeira descida, Lucas foi o único competidor a completar o percurso abaixo de 1 minuto e 14 segundos, marcando 1m13s92, 0.95 à frente do suíço Marco Odermatt, que terminou a prova com o tempo total de 2m25s58 e ficou com a prata. O bronze também foi para a Suíça, com Loïc Meillard, que finalizou por 2m26s17.

O feito é inédito e coloca definitivamente o Brasil no mapa dos esportes de inverno. Até então, o melhor resultado do país havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim.

A conquista pode não parar por aí. Lucas volta às pistas na próxima segunda-feira (16), quando disputa o slalom a partir das 6h (horário de Brasília), com chance de ampliar ainda mais o feito histórico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.