Em mais uma ofensiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Rio Verde realiza, nesta quinta-feira (12), às 8h30, uma grande Ação de Combate à Dengue na região norte da cidade. A força-tarefa terá como foco principal a retirada de veículos abandonados das vias públicas, apontados como potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A mobilização reúne diversas frentes do poder público, incluindo a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, a Polícia Militar, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil.
Veículos abandonados viram foco do mosquito
Carros deixados em estado de abandono acumulam água parada e resíduos, criando ambientes propícios para a proliferação do mosquito. Além do risco à saúde pública, esses veículos comprometem a mobilidade urbana, ocupam irregularmente espaços públicos e aumentam a sensação de insegurança nos bairros.
A retirada será realizada com respaldo legal. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os órgãos competentes têm autorização para remover veículos abandonados das vias públicas, independentemente da autorização do proprietário, quando constatada a situação de irregularidade.
Combate é responsabilidade de todos
A Prefeitura reforça que o enfrentamento à dengue exige esforço coletivo. A população é orientada a manter quintais e lotes limpos, evitar o acúmulo de lixo e denunciar veículos abandonados ou possíveis focos do mosquito.
A ação desta quinta-feira integra o conjunto de medidas preventivas adotadas pelo município para reduzir os índices da doença e garantir mais segurança, saúde e organização urbana à população.











