Desde 1º de janeiro de 2026, proprietários de motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 150 cilindradas, com seis anos ou mais de uso, estão isentos do pagamento do IPVA em Goiás. A medida beneficia cerca de 260 mil veículos e representa um alívio no orçamento de milhares de famílias goianas que utilizam esse tipo de transporte no dia a dia.
A isenção está prevista na Lei nº 23.287/2025, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em março do ano passado. De acordo com a legislação, o benefício contempla veículos fabricados entre 2012 e 2020. Aqueles com ano de fabricação 2011 ou anterior já eram isentos, por se enquadrarem na regra geral que dispensa do imposto veículos com 15 anos ou mais de uso.
Além do novo benefício, o Governo de Goiás mantém a isenção de IPVA para veículos antigos, transporte escolar, táxis, moto-táxis e veículos destinados a pessoas com deficiência, entre outros casos previstos em lei. Apesar da dispensa do imposto, os proprietários continuam obrigados a pagar a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Descontos para veículos mais novos
Para motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 125 cilindradas com menos de seis anos de uso, a legislação prevê redução de 50% na base de cálculo do IPVA. Para ter direito ao desconto, o condutor não pode ter infrações de trânsito, deve estar com o licenciamento em dia e não pode constar no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin).
Outro benefício é destinado aos participantes do Programa Nota Fiscal Goiana, que podem obter desconto de 5% a 10% no IPVA de veículos registrados no CPF, desde que cumpram os critérios exigidos. Já o contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única, com vencimento em 15 de janeiro de 2026, garante 8% de desconto no imposto, conforme o calendário oficial.
Dúvidas sobre o IPVA podem ser esclarecidas na seção de perguntas e respostas do site da Secretaria da Economia ou por meio da assistente virtual Alice, no WhatsApp (62) 9 9427-9777.











