Folha de Notícias

Morre aos 53 anos Eric Dane, estrela de “Grey’s Anatomy” e “Euphoria”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O ator Eric Dane morreu aos 53 anos nesta quinta-feira (19), em decorrência da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A informação foi confirmada por meio de um comunicado oficial divulgado à imprensa. O artista havia tornado público o diagnóstico em abril de 2025, enquanto ainda gravava a série Euphoria.

Segundo a nota, Dane passou os últimos dias cercado pela família. “Ele passou seus últimos dias cercado por amigos queridos, sua dedicada esposa e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro de seu mundo”, informou o comunicado, que também pediu respeito e privacidade neste momento de luto.

O texto destacou ainda que, após revelar a doença, o ator tornou-se um defensor ativo da conscientização e da pesquisa sobre a ELA. “Eric tornou-se um defensor apaixonado, determinado a fazer a diferença para outros que enfrentam a mesma batalha. Ele será lembrado com carinho para sempre”, diz a mensagem.

Carreira marcada por personagens icônicos

Nascido em 9 de novembro de 1972, na Califórnia, Dane perdeu o pai aos 7 anos, vítima de um ferimento por arma de fogo. Após concluir o ensino médio, mudou-se para Los Angeles decidido a investir na carreira artística.

No início, participou de produções como Saved by the Bell, Married… with Children e Charmed, além de integrar o elenco do filme X-Men: The Last Stand.

O reconhecimento nacional e internacional veio em meados dos anos 2000, quando passou a interpretar o Dr. Mark Sloan, o “McSteamy”, no drama médico da ABC Grey’s Anatomy. Dane deu vida ao personagem entre 2006 e 2012, retornando brevemente ao papel em 2021.

Em 2019, surpreendeu o público ao assumir um papel completamente distinto como Cal Jacobs, em Euphoria, produção da HBO, onde interpretou um homem complexo e atormentado até seus últimos trabalhos.

Também protagonizou a série The Last Ship, vivendo Tom Chandler, capitão da Marinha dos Estados Unidos em meio a uma catástrofe global.

Luta pública contra a ELA

Em abril de 2025, Dane revelou o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa progressiva que compromete as células nervosas responsáveis pelos movimentos musculares. A condição provoca enfraquecimento dos músculos, dificuldades para falar, engolir e respirar. Em geral, a expectativa de vida após o diagnóstico varia de três a cinco anos.

Após tornar a doença pública, o ator intensificou sua atuação como porta-voz da causa. Em junho de 2025, testemunhou em Washington sobre entraves burocráticos impostos por planos de saúde a pacientes com ELA. “Alguns de vocês podem me conhecer por séries de TV, como “Grey’s Anatomy”, na qual interpreto um médico. Mas estou aqui hoje para falar brevemente como um paciente lutando contra a ELA”, declarou à época.

Em setembro do mesmo ano, foi homenageado pela ALS Network com o título de defensor do ano, em reconhecimento ao seu empenho na ampliação do debate e no apoio às pessoas diagnosticadas com a doença.

Um dos casos mais conhecidos mundialmente de ELA foi o do físico britânico Stephen Hawking, que conviveu com a condição por décadas.

Livro de memórias será lançado em 2026

Antes de morrer, Dane deixou concluído o livro de memórias “Book of Days: A Memoir in Moments”, com lançamento previsto para 2026 pela The Open Field, selo da Penguin Random House. Na obra, o ator revisita momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, desde os bastidores de “Grey’s Anatomy” até o nascimento das filhas e o impacto do diagnóstico.

“Quero capturar os momentos que me moldaram (os dias belos, os difíceis, aqueles que nunca deixei de valorizar) para que, se nada mais, as pessoas que lerem se lembrem do que significa viver com o coração”, afirmou o ator no anúncio da publicação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.