Folha de Notícias

Mais de 4 milhões de raios foram registrados em Goiás entre janeiro e setembro de 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Com a chegada do período de chuvas e tempestades intensas, a Equatorial Goiás reforça o alerta à população sobre os impactos das descargas atmosféricas (raios) no sistema elétrico e os cuidados essenciais para garantir a segurança.

Entre janeiro e setembro de 2025, o estado de Goiás registrou cerca de 4 milhões de raios, número semelhante ao do mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Climatempo, monitorados 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás.

Segundo levantamento da distribuidora, os raios estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia, representando cerca de 20% das ocorrências em todo o estado. Apenas em 2025, mais de 60 mil interrupções foram provocadas por descargas elétricas. Diante desse cenário, a empresa intensificou as ações preventivas e reforça orientações de segurança à população.

“Os raios provocam picos de corrente que podem danificar a infraestrutura elétrica e transformadores, podendo causar até incêndios. Além disso, os surtos de tensão podem atingir aparelhos eletrônicos, resultando em prejuízos e riscos à segurança”, explica Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás.

Um único raio pode atingir tensões entre 100 milhões e 1 bilhão de volts e gerar correntes de até 30 mil ampères, cerca de mil vezes mais fortes que um chuveiro elétrico. Mesmo sem atingir diretamente uma residência, a descarga pode se propagar pelas fiações, danificando aparelhos e estruturas.

Como se proteger durante tempestades

  • Em casa: desligue e desconecte aparelhos eletrônicos da tomada e evite contato com paredes úmidas;
  • Perto da água: mantenha distância de lagos, piscinas e outras fontes de água;
  • Em locais abertos: evite campos, árvores isoladas e cercas metálicas;
  • Próximo a postes: mantenha-se afastado;
  • Dentro de veículos: permaneça no carro, que oferece isolamento seguro contra descargas elétricas.

Em caso de emergência

A população pode acionar a Equatorial Goiás pelos canais oficiais:

Aplicativo: Equatorial Energia

WhatsApp: assistente virtual Clara – (62) 3243-2020

Central de Atendimento: 0800 062 0196

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.