Na manhã desta quinta-feira (15), uma grande força-tarefa das Polícias Militar e Civil de Goiás realizou a Operação Integrada Cerco Total nos municípios de Mineiros e Jataí, com foco no combate direto a facções criminosas envolvidas em crimes graves que vinham causando forte impacto social na região.
A ação resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, e culminou em três prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
As investigações que deram origem à operação apuram a atuação de organizações criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros delitos de alta gravidade, além de fatos recentes que ganharam grande repercussão, como a circulação de um vídeo nas redes sociais que mostra dois homens sendo torturados, supostamente por integrantes de uma facção criminosa.
Além de esclarecer a autoria e a veracidade das imagens, as diligências também visam apurar denúncias de extorsão, nas quais membros de facções estariam exigindo vantagens financeiras de comerciantes, sob grave ameaça, como condição para permitir o funcionamento regular de seus estabelecimentos em Mineiros e Jataí.
Segundo as forças de segurança, a Operação Cerco Total é apenas a primeira fase de uma série de ações que terão continuidade, com o objetivo de identificar o maior número possível de integrantes das organizações criminosas, reunir provas robustas e garantir a responsabilização penal dos envolvidos.
Em nota, a Polícia Militar de Goiás reforçou seu compromisso constitucional com a manutenção da ordem pública, da paz social e da segurança da população, destacando a atuação firme, qualificada e integrada no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado.
A operação foi coordenada de forma integrada e simultânea pela Polícia Militar de Goiás, por meio do 14º Comando Regional (15º BPM, 46º BPM e 18ª CIPM/CPE), do Comando de Missões Especiais (BOPE, BPMCHOQUE e BPMCÃES) e do 8º CRPM (19ª CIPM/CPE), em apoio à Polícia Civil de Goiás, com equipes da 14ª Delegacia Regional (GEIC/Mineiros, GEIC/Jataí e GIH/Jataí) e da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil.











