Folha de Notícias

Foguete explode após decolagem na Base de Alcântara durante primeiro voo comercial a partir do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O foguete sul-coreano explodiu minutos após decolar da Base de Alcântara, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (23). O HANBIT-Nano, da empresa Innospace, realizava seu primeiro voo comercial lançado a partir de território brasileiro e não era tripulado. Ninguém ficou ferido.

O lançamento ocorreu às 22h13. Segundo comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), o veículo apresentou uma “anomalia que o fez colidir com o solo” pouco tempo após a decolagem. Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros foram enviadas imediatamente ao local da queda para avaliar a situação e analisar os destroços.

A empresa Innospace informou que já iniciou uma investigação para identificar as causas da falha. As autoridades brasileiras também acompanham o processo técnico de apuração do incidente.

O voo do HANBIT-Nano vinha sendo adiado desde novembro. Inicialmente previsto para aquele mês, o lançamento foi remarcado para 17 de dezembro, mas uma anomalia técnica levou a nova mudança de data. Posteriormente, o voo foi reagendado para 19 de dezembro e, após outro problema identificado, transferido novamente para esta segunda-feira.

O foguete tinha 21,8 metros de comprimento e cerca de 20 toneladas. A missão previa o envio de satélites à órbita terrestre. Ao todo, a carga incluía oito equipamentos: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e pela Índia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.