Folha de Notícias

EUA congelam vistos de imigração para 75 países, incluindo o Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitações de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A medida foi revelada pela Fox News Digital e confirmada oficialmente pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em publicação na rede social X.

Segundo Leavitt, o congelamento é total e atinge países como Somália, Rússia e Irã, conforme detalhado em um artigo compartilhado pela própria porta-voz. A decisão ocorre enquanto o governo norte-americano promove uma reavaliação dos critérios de triagem e verificação dos solicitantes.

Um memorando interno do Departamento de Estado, obtido pela Fox News, orienta funcionários consulares a recusarem pedidos de visto com base na legislação vigente, até que os novos procedimentos sejam definidos. A lista completa de países afetados não foi divulgada oficialmente, mas a emissora afirma que, além do Brasil, estão incluídos Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen, entre outros.

A suspensão ocorre em meio ao endurecimento das políticas migratórias dos EUA. Em novembro do ano passado, o Departamento de Estado já havia orientado consulados a aplicar regras mais rígidas de triagem baseadas no critério de “encargo público” previsto na lei de imigração americana.

Na prática, isso significa que podem ter o visto negado candidatos considerados propensos a depender de benefícios públicos no futuro. Entre os fatores analisados estão estado de saúde, idade, domínio do inglês, situação financeira e a necessidade potencial de cuidados médicos de longo prazo. Ainda de acordo com a Fox News, idosos ou pessoas com sobrepeso estariam entre os grupos com maior risco de indeferimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.