Goiás deve passar a contar, ainda neste mês, com câmeras equipadas com Inteligência Artificial (IA) para fortalecer o combate à criminalidade. O anúncio foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela durante um evento em Goiânia que marcou a entrega de novos helicópteros às forças de Segurança Pública do Estado.
Segundo Daniel Vilela, a nova tecnologia vai ampliar significativamente a capacidade de atuação das forças policiais. “Se está difícil para o bandido em Goiás, vai ficar pior”, afirmou o vice-governador, ao destacar que o sistema é automático e capaz de identificar criminosos em tempo real.
O investimento inicial será concentrado, neste primeiro momento, na região metropolitana da capital. A previsão é que, até o fim de abril, o uso das câmeras com IA seja expandido para cidades turísticas e municípios do Entorno do Distrito Federal, regiões estratégicas no enfrentamento à criminalidade.
De acordo com o vice-governador, o sistema adotado pelo Estado é reconhecido internacionalmente pela sua eficiência e representa um novo patamar na atuação da segurança pública goiana.
Daniel Vilela ressaltou ainda que a implementação da tecnologia faz parte de uma mudança estrutural na segurança pública de Goiás. “O Estado não tinha a condição operacional que tem agora. Polícia preparada, equipada e altamente qualificada para empenhar com excelência sua função. Essa mudança é fruto de muito esforço e trabalho, elevando ao Estado a um que consegue fazer os investimentos necessários. Fruto também do trabalho dos nossos policiais”, concluiu.
Foto e informações de A Redação*











