A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones após a identificação de fungos na superfície dos produtos. A decisão também suspende a fabricação, venda e divulgação de alimentos que utilizam o cogumelo cordyceps (conhecido do grande público por ter inspirado a série e os jogos da frânquia The Last of Us) por não possuir autorização para uso alimentar no Brasil.
No primeiro caso, a medida atinge produtos da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. O recolhimento foi comunicado de forma voluntária pelo fabricante após a detecção de fungos visíveis nos panetones. Foram interditados os seguintes itens, todos do lote 251027 e com validade até 27 de fevereiro: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140g), Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons em formato de Língua de Gato (700g), Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g) e Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g).
Já no segundo caso, a Anvisa determinou a suspensão e o recolhimento de todos os produtos da marca Smush Smushnuts, fabricados pela Coguvita II Alimentos Ltda. Segundo a agência, os alimentos utilizam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, este último amplamente associado à cultura pop após servir de base científica para a narrativa da série e jogo The Last of Us. O cordyceps não é autorizado para uso em alimentos no país, pois ainda não teve sua segurança avaliada.
Além do uso de ingredientes não permitidos, a Anvisa apontou irregularidades na divulgação dos produtos, que atribuíam benefícios à saúde mental, memória, foco e imunidade sem respaldo científico.
Foram proibidos todos os lotes da Pasta de Cacau e Avelã com Cogumelos, Pasta de Amendoim com Cogumelos, Barra de Frutas, Amendoim, Clara de Ovo e Cogumelos, Granola, Mix de Castanhas, Sementes e Cogumelos, Granola Keto, Cápsula de Café Mushroom Espresso e Cápsula de Café Energy Mushroom Espresso.
A Anvisa orienta que consumidores suspendam imediatamente o consumo dos produtos listados e acompanhem as orientações de recolhimento junto aos fabricantes ou pontos de venda.











