O sabor afetivo, o tempero de tradição e a história de superação marcaram a trajetória do Cantinho da Galinhada, vencedor da categoria “Restaurante de Comida Caseira” no Melhores do Ano de Rio Verde. À frente do negócio, a carismática Zilda Pontes de Freitas, foi responsável por transformar um momento de mudança em uma oportunidade, e de uma simples observação nasceu um dos pratos mais queridos da cidade.
Antes da gastronomia, Zilda trabalhava com loja. Mas, com a chegada de grandes comércios e a mudança no perfil da cidade, as vendas começaram a cair. Foi então que um convite inesperado mudou seu destino. “Um colega falou sobre as feiras itinerantes. Fomos visitar, e percebi que ali faltava algo: comida de verdade. Todo mundo tinha pastel, salgado, mas comida caseira não tinha”, relembra.
O estalo veio quando ouviu uma cliente procurando por comida e não encontrando. Foi o suficiente para acender a chama empreendedora de Zilda. Em casa, ela e o esposo decidiram que na próxima quarta-feira fariam galinhada para vender. E assim foi.
A estreia foi um sucesso absoluto. “Levamos dois quilos de arroz e quatro de frango. Nem deu tempo de os clientes da feira comprarem, só os feirantes levaram tudo. Chegamos na feira às 18h30 e antes das 20h já tínhamos voltado para casa”, conta, rindo.
Semana após semana, a quantidade aumentava, e a clientela também. A comida preparada com simplicidade, sabor e muito carinho conquistou o público. Hoje, além da tradicional presença na Feira da Vila Amália, o Cantinho da Galinhada tem ponto físico próprio na Ernesto Tito, onde serve refeições de segunda a sexta-feira.
Zilda se emociona ao falar do trabalho. “Eu amo o que faço. Talvez hoje eu já não consiga pegar tão pesado, mas estou sempre aqui, supervisionando tudo. E graças a Deus tenho uma equipe maravilhosa.” O grande braço direito do negócio é o filho, Elvis, responsável por manter o ritmo, a qualidade e o carinho que o Cantinho tanto preza. “Sem ele, seria muito difícil. Ele é nosso sucessor. Faz tudo com amor, do jeitinho que a gente sempre fez.”
E quando o assunto é comida caseira, Zilda deixa claro: ali, tudo tem um toque especial. “É muito amor envolvido. Muita dedicação. A gente ama o que faz e isso faz toda a diferença.”
Com clientes extremamente fiéis, alguns que passam lá quase todos os dias, a galinhada se tornou mais do que um prato, virou tradição, virou afeto, virou presença nas mesas e até em eventos, com encomendas para aniversários, casamentos e celebrações em geral.
Receber o reconhecimento da população foi emocionante para a empresária. “Estamos felizes por esse reconhecimento tão grande que é um privilégio mesmo”. Zilda encerra deixando uma mensagem especial à comunidade: “Um um Feliz Natal a todos e um Feliz Ano Novo; que Deus possa renascer nos corações de cada um dos nossos clientes, de cada um dos nossos colaboradores e que Deus se faça presente na vida de todos. Muito obrigada por esse reconhecimento”.











