Folha de Notícias

Fazenda em Rio Verde entra para o ranking dos 150 Lugares Mais Incríveis para se trabalhar do Brasil 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Fazenda Reunidas, localizada em Rio Verde, no interior de Goiás, entrou para o ranking dos “150 Lugares Mais Incríveis para Trabalhar” em 2025, reconhecimento nacional concedido pela FIA Business School, instituição dirigida por professores da Universidade de São Paulo (USP), que atua em educação executiva, consultoria e pesquisas a empresas que se destacam por oferecer ambientes saudáveis, práticas sólidas de gestão de pessoas e alto índice de satisfação entre seus colaboradores.

Nesta edição, a Reunidas alcançou o 4° lugar no Ranking Nacional de empresas do Agronegócio e se destacou também entre as empresas de pequeno porte (com até 300 colaboradores), conquistando o 2° lugar no ranking nacional entre 456 organizações inscritas.

Para Neiliane Botelho, gerente de Recursos Humanos da Fazenda Reunidas, essa conquista representa mais do que um selo, é o reconhecimento de uma cultura construída com pessoas. “O mais gratificante é saber que isso veio diretamente da percepção dos nossos colaboradores. É a prova de que estamos no caminho certo, criando um ambiente de trabalho onde todos se sentem ouvidos, valorizados e parte essencial do nosso propósito”, disse. 

E os resultados são fruto de um trabalho contínuo de cinco anos, em que a gestão da fazenda, apoiada pela Simple Talent, tem atuado estruturando processos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo pessoas e preparando equipes para uma cultura organizacional cada vez mais sólida e integrada.

De acordo com Andressa Labury, Diretora da Simple Talent, o sucesso da parceria se deve ao envolvimento da alta gestão da fazenda em todas as etapas da implementação da cultura. O objetivo era estruturar a cultura e consolidar processos de gestão de pessoas dentro da fazenda, respeitando sua identidade e valores. 

“Nosso papel foi apoiar a empresa a consolidar uma cultura forte e processos de RH claros, sempre respeitando a identidade, os valores e o conhecimento da equipe. Um fator importante é que a gerente de RH possui o DNA da fazenda e sempre atuou conosco de forma muito transparente para que juntos encontrássemos ações sob medida para a fazenda. É uma profissional apaixonada pelo que faz.”, explica.

A gerente de RH afirma que o processo é um investimento importante e um aprendizado coletivo: “Contar com o acompanhamento da Simple Talent fez toda a diferença. As ferramentas e orientações ajudaram a traduzir nossa cultura em ações práticas, fortalecendo a comunicação interna e o sentimento de pertencimento de todos na Fazenda”, esclarece Neiliane. 

Equilíbrio

O início do processo exigiu equilíbrio entre simplicidade e método: “O desafio era estruturar a cultura de forma clara e perene, garantindo que os valores estivessem alinhados à visão do negócio. Era fazer algo que chegasse a todos. Desde o início, participamos também do planejamento estratégico, conectando pessoas, processos e objetivos de crescimento”, explica Labury.

Essa construção sólida permitiu que a fazenda alcançasse índices de confiança e engajamento acima da média nacional, com resultados que refletem o amadurecimento das práticas implantadas e a consistência de um trabalho que valoriza a transparência e o diálogo. 

“Sempre fomos transparentes com todos, compartilhando resultados das pesquisas, construindo planos de ação em conjunto e explicando cada programa implementado aos colaboradores. Sempre nos mantivemos abertos a escutar as sugestões de melhoria da liderança e dos colaboradores. Nunca escondemos problemas, ao contrário, sempre fomos transparentes e trabalhamos cada problema como oportunidade de melhoria. Isso criou confiança”, reforça a CEO. 

Desde 2019, a Simple Talent tem acompanhado a aplicação de pesquisas internas que avaliam o clima e a cultura organizacional da Fazenda. Em 2022, a empresa realizou sua primeira pesquisa pela consultoria, e em 2024, na primeira participação oficial no processo da FIA, já conquistou a certificação, um marco que confirma a efetividade das práticas implantadas.

Segundo Andressa, o sucesso do projeto está diretamente ligado à escuta ativa e ao uso de dados como base para decisões. “Trabalhamos com pesquisas, coleta e análise de dados, e outros instrumentos de gestão estratégica de pessoas. O mais importante é que em todos os diagnósticos nós ouvimos as pessoas, não importa o nível hierárquico. Mais do que ferramentas, nosso foco foi transformar essas informações em decisões que fortalecessem a cultura e o engajamento da equipe”.

A fazenda representa um exemplo de gestão moderna e humana no agronegócio, em que o cuidado com as pessoas anda lado a lado com a eficiência operacional. Com experiência técnica e profundo conhecimento de mercado, a Simple Talent alia pessoas, processos e tecnologia para impulsionar resultados sustentáveis e transformar negócios. A diretora reforça, que nenhuma metodologia é eficaz sem o comprometimento genuíno da liderança.

“Eu vejo alguns empresários reclamando da mão de obra disponível no mercado, mas não fazem nada para atrair e engajar pessoas de talento. As pessoas se engajam com empresas nas quais se sentem respeitadas, nas quais podem crescer profissionalmente e pessoalmente, realizar seus sonhos. As relações de trabalho precisam ser positivas para os dois lados. A visão e exemplo da gestão aliada a uma metodologia de referência faz toda diferença, e a fazenda é um exemplo desta construção.  Isso faz com que a empresa tenha uma boa marca empregadora e esteja entre os lugares mais incríveis para trabalhar” conclui ela. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.