O cientista político e um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), José Álvaro Moisés, morreu nesta sexta-feira (13), aos 81 anos, vítima de afogamento na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pela família e por equipes de resgate.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), Moisés foi encontrado já inconsciente na faixa de areia. Os bombeiros iniciaram imediatamente as manobras de reanimação ainda na praia. Apesar dos esforços das equipes de socorro, o óbito foi constatado no local. O corpo foi posteriormente encaminhado aos serviços funerários.
De acordo com familiares, o sociólogo passava alguns dias hospedado na casa de amigas na cidade litorânea.
Figura central na articulação política e intelectual do início dos anos 1980, Moisés integrou o grupo de acadêmicos e lideranças sindicais do ABC paulista que ajudou a fundar o PT, ao lado do então metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva.
Professor titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), também dirigiu o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da instituição. Ao longo da carreira, consolidou-se como referência nos estudos sobre democracia e instituições políticas no Brasil.
Nos últimos anos, atuou como coordenador de formulação política do Fórum Direitos Já, grupo que reúne lideranças políticas e intelectuais em defesa do Estado Democrático de Direito.











