Folha de Notícias

Goiás fecha 2025 como 5º com menos mortes violentas no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Goiás encerrou o ano de 2025 em posição de destaque no cenário nacional da segurança pública ao se consolidar como o quinto estado brasileiro com menor taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes. Os dados constam em levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (21), e evidenciam uma queda histórica da criminalidade em território goiano.

De acordo com o estudo, o estado registrou 11,27 mortes violentas por 100 mil habitantes entre janeiro e dezembro de 2025, índice significativamente abaixo da média nacional, que ficou em 15,97. Para o governador Ronaldo Caiado, o resultado reflete uma política consistente de enfrentamento ao crime. “Estamos trazendo a incidência de crimes em Goiás a patamares mínimos. A segurança pública dá sustentação para que todos os outros setores da economia e da sociedade possam avançar”, afirmou.

O levantamento considera como mortes violentas os homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, com dados enviados pelas secretarias estaduais ao governo federal. Enquanto Goiás aparece entre os melhores colocados, os maiores índices foram registrados no Nordeste, com destaque para Ceará (32,6), Pernambuco (31,6) e Alagoas (29,4). Já as menores taxas do país ficaram com São Paulo (5,44), Santa Catarina (6,38), Distrito Federal (8,88) e Rio Grande do Sul (10,59).

A redução também é confirmada por dados internos do Governo de Goiás. Em 2025, o estado contabilizou 808 homicídios, número 16% menor que o registrado em 2024, quando houve 959 ocorrências. Na comparação com 2018, ano em que Goiás teve 2.117 homicídios, a queda é ainda mais expressiva: 62% de redução. Os números foram divulgados na última segunda-feira (19).

Redução histórica da violência

Durante anos, Goiás figurou entre os estados com os piores índices de violência do país. Dados da PNAD Contínua (IBGE) apontam que, entre 2012 e 2016, o estado registrava taxas superiores a 43 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2015, o Ipea chegou a classificar Goiás como o quinto estado mais violento do Brasil.

O cenário começou a mudar a partir de 2019, com uma política robusta de investimentos em segurança pública. Desde então, o governo estadual já aplicou mais de R$ 30 bilhões no setor, com a contratação de mais de 1,6 mil policiais militares, construção e modernização de unidades policiais, aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos modernos, além da ampliação do sistema prisional. As medidas resultaram no fortalecimento das forças de segurança e em uma queda consistente dos índices criminais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Não perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.